quarta-feira, 6 de maio de 2009

Balanço

Treinamento no trabalho, prova da única matéria que não faz parte do TCC na faculdade e 160 ligações em um único dia. De grátis, uma leve cólica. Ter uma folga depois de um dia desse é mesma coisa de tomar banho no calor, sentar quando se está exausto ou comer quando se está com fome. Jogar água em algo prestes a pegar fogo. Tssss!
Um sofá e uma pilha de DVD's é a coisa mais terapeutica que há.
Aí você para e pensa: que bosta. O mundo está girando, e cá estou, agradecendo um dia de folga. Folga na semana! Quem pega folga na semana? Quem trabalha no final de semana! E quem trabalha no final de semana? Ahn, ahn? Publicitários, é claro! Quem faz publicidade se cansa de ouvir, pelo menos nos dois primeiros anos, que publicitários não dormem, não vão ao banheiro, não fazem sexo. Mentira, fazem sim. Mas que seja- publicitários são praticamente sementes de Jack Bauer. Mas pior do que qualquer coisa é ser um aspirante a publicitário e não trabalhar em publicidade. Isso doi. E pior do que o que é pior que qualquer coisa é procurar um emprego e não ter (quase) nenhum dos requisitos.

Os requisitos

Aproveite os louros da faculdade quando você está, no máximo, no terceiro ano. Ninguém te quer quando você está no quarto (sem piadas). Foi assim que eu consegui meu emprego atual, no qual mofo até hoje. Quando você tentar sair do trabalho no qual mofa há alguns anos, verá que ninguém te quer porque você está quase se formando. E aí entra o requisito do segundo tipo de vaga de emprego: pessoas formadas. Ora, se você não está formado, nem tem tempo suficiente para ter um contrato de estágio, você é uma pessoa em cima do muro. Ninguém gosta de pessoas em cima do muro. Você gosta? Problema seu. É por isso que você não é o chefe, mas proletáriado.
Então, digamos que está em um dos dois perfis.
Se você pode ser estagiário, você tem chances, acredite. Mesmo que passará raiva por empresas só escolherem quem já tem experiência, em algumas ocasiões. Sim, o fundamento do estágio é ensinar o que a pessoa está cursando mas, quando falamos desse mundo, estamos na Terra de Ninguém. Ou melhor, estamos na Terra de Alguém. E se você conhece Alguém, você está feito.
Agora, se você é uma pessoa formada, tenha muitos cursos. Fale linguas fluentemente. Tenha uma experiência, mesmo que tenha sido de merda. Não que todas portas se abrirão, mas você terá uma chave que vai abrir uma delas- o problema é achar qual a porta certa.
Uma pessoa formada sem experiência tem que se bater para chegar no nivel da pessoa citada agora há pouco. Ganhar pouco e gastar o que não tem está na lista.
Acho que em menos de um ano, serei dessa classe. Quem sabe escrever sobre a dor e a delicia de procurar, e talvez achar. Ser mais um dos andarilhos da vida.
Web Analytics