terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A moral da novela global

Novela das nove horas, vulgo "das oito", é sempre cheia de moral. Crianças desaparecidas, homossexualismo, deficiência fisica, mental, entre outros assuntos que acabam bombando na sociedade e "conscientizando", seja lá de qual forma. Afinal, é o horário de maior pico e a emissora mais assistida pela massa. O grande público alvo é aquele que vai comentar e que vai levar em consideração o que for dito, seja como comparativo com sua vida ou (na maioria das vezes) da vida alheia.
Quem assiste a atual "Viver a vida" deve notar que, além do retrato de uma deficiente fisica, suas limitações e o avanço da ciência, a novela traz outra "liçãozinha de moral": o adultério e a mentira. A incrivel a facilidade que os personagens da novela tem de mentir e trair, virar as costas e sorrir. Nada aconteceu. E da novela ser conduzida de uma forma que até o espectador torce para que a moça bote logo um chifre no marido.
Cresci na chamada era moderna, onde coisas antes condenadas viraram comuns, cotidianas - o que não significa que todos valores possam ser atirados ao ar. Novelas são entretenimento, mas não quando atinge tamanha massa influenciável. Passam a ser exemplo. E, assim como programação infantil, acaba tendo seu cunho didático e, portanto, devem ser bem planejadas, ainda mais quando quer retratar tão fielmente o cotidiano - ainda que as pessoas não usem Havaianas em casa, ou ao menos tirem suas joias e maquiagem do corpo.
Que essa critica não seja encarada como censura, jamais. (Ei, aqui fala uma pessoa que assiste e ama Californication. Quem já assitiu sabe do que estou falando.)
A questão do conteúdo vai do público que assiste.
Para mim? Novela das nove é a melhor oportunidade de economizar energia.
Web Analytics