terça-feira, 29 de junho de 2010

Agora vai

Uma das coisas que mais detonam com a gente é frustração. Evitar faz bem, obrigado.

Por mais que eu estivesse planejando minha viagem há séculos, sempre dá o medinho de alguma coisa não rolar e aí o tombo ser grande. Mas eis que o último medinho acabou: a espera do visto.

No começo de 2010 o que mais teve foi demora de visto e algusn vistos negados por motivos pequenos. Medo, medo e medo. Além da frustração de planejar e não ir, o preju doi. Só de taxa de visto a gente paga mais de R$800 e não pegamos o valor de volta quando o visto é negado. Se atrasa, remarcar curso, passagem e tudo custa, e dinheiro numa hora dessas é a última coisa que a gente pode perder.
Bom, meu "medinho" final está resolvido - 5 dias úteis, dá pra acreditar? Fiquei muito assustada com uma galera que teve o visto aprovado só depois de dois mêses! Mas vamos considerar algumas coisas:


1. Entregar os documentos, o mais completo possivel, é muito importante. Se faltar alguma coisa, até enviar, até conferirem e aprovarem, vai levar mais dias de ansiedade!


2. Pensando nisso, a papelada pro visto deve ser enviada com um prazo razoável de antecedência justamente para você não ter que pagar taxa remarcando voo e curso.


3. Coisas importantes: a carta, reforçando que todo seu vinculo está aqui no Brasil. Familia, vida profissional, futuras chances de trabalho ou estudo. Ah, e o patrocinador - ou seja, alguém que, pelo menos na teoria, se resposabilize por você financeiramente enquanto estiver por lá. É prudente da parte deles, afinal, ninguém garante que você vai conseguir um emprego para se manter por lá durante esse tempo.


Pelo menos nessa etapa é isso. Agora vem as compras! E a tal da contagem regressiva... só tenho um mês inteiro aqui (junho), e logo agosto está aí!
46 dias. Tá mei longe, mas passa mui rápido.
Web Analytics