terça-feira, 22 de junho de 2010

Animações que marcaram

Difícil escolher a melhor animação que eu já vi pra falar a respeito. Muitos me marcaram na infância - começando por Rei Leão e Aladdin, que eu tinha o VHS original e assistia até saber as músicas decor. Depois veio Tiny Toon, Férias Animadas, quando o Pluck vai à Felizlândia no carro da familia da familia do Presuntinho. Cenas inesquecíveis - Pluck morrendo de calor, a mãe do Presuntinho não deixando o pai abrir a janela para que os outros não pensem que eles não tem ar condicionado, e a visão do Pluck imaginando o carro atravessando um vulcão; a familia atingindo os 100.00 km rodados (lá vai a fuinha!); Lilica vestida de Tina Tunner!

Depois veio os filmes da Pixar - "Procurando Nemo", "Monstros S.A" (um dos meus favoritos), "Wall-E", "Up!", "Ratatouille"... sem contar os curtas que antecedem o filme. Acho que nunca vi um que não tenha gostado. Fora do mundo Disney, Dreamworks e Pixar, me apaixonei por "Viagem de Chihiro", "O Castelo Animado" e "As Bicicletas de Belleville".

Só que preciso escrever de um só pra aula. Resolvi deixar todos esses de lado e comentar sobre um curta que vi ano passado, que bateu o fofissimo "Presto", da Pixar. O nome dele é "La Maison en Petits Cubes" (A Casa de Pequenos Cubos) - apesar do titulo em francês, o curta é japonês. Emocionante os traços do desenho, a cor, a música de fundo, a história do velhinho, a metáfora com a nossa vida...

ASSISTAM:


Web Analytics