quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A odisseia do apartamento

Procurar apartamento em Brisbane é fácil. Há duas formas: conhecendo alguém que conhece alguém que tem uma vaga no apartamento, ou pelo www.sunbrisbane.com.
O problema é ACHAR.
Visitei vários apartamentos desde mais ou menos 1 semana e meia antes de expirar as 4 semanas pagas de homestay. Estava procurando com uma amiga brasileira, a Debi, porque a maioria dos lugares tem quarto para dividir - melhor que seja com alguém que eu conheço. Primeiro encontramos um muito legal porque tinha gente da Irlanda, Polonia, Colombia, Mexico... eram 7 pessoas. A maioria pra um banheiro. Casa com três andares. A gente até quase topou, até encontrar um outro. Era uma brasileira que estava voltando pro Brasil e estava passando o contrato do apartamento para uma turca e um brasileiro. O apartamento era lindo, ficava do lado da Story Bridge (aquela dos postais), do lado do Chinatown e do lado do Valley, onde tem todas melhores baladas da cidade. Pagamos o bond e fechamos o apartamento pra ficar. A gente se mudaria na sexta, data certinha que a homestay acabava.

BOND
Quando você entra num apartamento, 99% das vezes você paga o que chamam de bond, já que não existe fiador. O dinheiro do bond é uma garantia para o dono do apartamento ou para quem tem o contrato do apartamento. Se você zuar o apartamento, beijo e tchau por bond. Se você do nada resolver ir embora do apartamento, mesmo tendo pago as semanas que ficou, imagina a situação do cara que vai ter que pagar as próximas semanas sozinho. Nesse caso teu bond também já era. O bond varia de 2 a 4 semanas de pagamento. Ah, sim - não existe mensalidade, aqui tudo é semanal, de pagamento de contas até o seu próprio salário.

Voltando ao apartamento...
No dia seguinte que fechamos, descobrimos que o dono do apartamento não quis renovar o contrato, e queria alugar o apartamento para outros amigos. Resultado = quatro desabrigados. Isso foi dois dias antes do prazo da homestay acabar. SOCORRO! Como achar um apartamento em dois dias e se mudar?
Começamos a caça - achamos um pertíssimo de TUDO, baratissimo, e pra minha surpresa, quem morava lá era um amigo da minha sala. O problema é que era um ovo - pra secar a roupa tinha que pendurar num ferro dentro do quarto e deixar a janela aberta pra bater vento. Eu teria que dividir uma cama de casal com uma amiga nesse. Sem espaço suficiente pras malas, pra acrescentar. Um outro era maravilhoso, espaçoso, num lugar muito bonito. 5 party boys - cigarro aqui, cerveja ali, tuntz-tuntz... não, obrigada. Visitamos mais outros dois e nada, até que achamos uma casa bonitinha, só com uma tailandesa, bem perto, mas que ficaria livre só uma semana depois. Não teve jeito- não tinha mais NENHUM que tivesse as mesmas condições. Topamos.
O grande segundo problema é como passar essa próxima semana "desabrigada". Cada dia na homestay sairia AUD$30, fora passagem de ida e volta da escola. É MUITO caro. Eu quase fiquei na homestay, até que sabado vim para um churrasco dos brazucas e recebi vááárias ofertas de teto. Economizar faz bem, né? Me mudei para um apartamento com três meninos que conheci desde que cheguei, mais uma menina que conheci agora.
Me mudo sábado.
Eu espero.
Eu acho.

HAHAHAHAHAHA
ps.: comecei a entregar curriculos pessoalmente. Meda. Boa sorte pra mim!
Web Analytics