segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A "Justiça"- o caso de David Goldman

Entre muitas matérias, me chamou atenção na edição do mês passado da Piauí mais uma história bizarra da "justiça" brasileira e americana.
Bruna Biachi, estilista, em viagem aos EUA, conheceçou David Goldman, com quem se casou e teve um filho- Sean. Ela costumava sempre viajar para o Rio, onde mora sua familia- certa vez, então, David assinou as férias do filho com a mãe no Brasil como sempre acontecia. Só que dessa vez, Bruna não voltou. Anunciou ao marido por telefone que queria o divórcio e a guarda do filho, e caso ele se recusasse, vetaria seu acesso ao menino.
Em resumo, esse ano completaram-se quatro anos que o pai não vê o filho, devido a inumeras liminares, processos e outros tramites judiciais. Bruna se casou com um influente advogado do Rio de Janeiro e engravidou. Em Agosto, devido a complicações no parto, ela morreu.
David soube da morte através de amigos que viram a noticia na mídia- não foi notificado por ninguém. Como qualquer um faria, ele tentou ver o filho que acabara de ficar orfão da mãe- nada.
João Lins e Silva, o viuvo em questão, começou com mais um desses trâmites e impediu que isso acontecesse. E a história continua...
Aí entram as questões que incomodam:

- Ok, do nada ela quis divórcio?
- Por outro lado, se o motivo fosse tão "contra" o ex-marido, isso seria usado como justificativa para a guarda do garoto e motivo de separação, não? Se não veio à tona, é provavelmente irrelevante.
- A hemorragia interna que Bruna teve foi tão forte, que causou parada cardíaca. Não foi comprovado ainda porque isso ocorreu, uma vez que morte em parto hoje em dia é algo considerado primitivo. A vida consegue ser irônica às vezes.
- O obstetra dela foi o mesmo que a trouxe ao mundo, um dos medicos mais conceituados do Rio, assim como sua clinica. A vida consegue ser irônica e cruel.
- Até onde a "justiça" favorece uma pessoa influênte do seu país? Até onde vai o direito de um pai que luta pelo seu filho? Até onde vai o atrito de dois países que enxergam a "lei" cada qual de uma maneira?

Fato é que falar de "justiça", "advogados" e "leis" me enjoa.
Olha pra minha cara de pessoa que cursaria Direito. Ops, quis dizer: "Direito".
Que seja feita a outra justiça- aquela que não falha. Nós esperamos.

Bring Sean Home
http://bringseanhome.org
Web Analytics