sábado, 27 de junho de 2009

André Rangel... é dom?

André Rangel está em cartaz com a peça "André Rangel é DOM". Uma das apresentações teve ingressos distribuidos gratuitamente, e foi nessa que eu fui.
Bom, o André é sim o bom ator. É notável. Mas quando entregam uma peça solo nas mãos dele, o "bom ator" é a última coisa que se enxerga.
Para começo de conversa, qual é o intuito do teatro? Ver o ator em ação, ao vivo e a cores, sem cortes. A peça começa com um video longo e cansativo do próprio André e seu dia-a-dia, seguido por imagens de luz e brasa que te fazem querer levantar sem mesmo ter começado a peça. André "segue" o espetáculo explicando sobre dom e aquelas filosofias da vida. E aí, meia hora depois, as pessoas começam rir. Boas piadas? Não, palavrões. Se você se mata de rir só de uma pessoa verbalizar todos palavrões e palavras de baixo calão, você iria se deliciar. E veja só, não é uma critica minha à palavrões, mas sim a palavrões mal empregados. Eles não estavam dentro de nenhum assunto engraçado ou inteligente. E quando o que ele contava era piada, era algo manjado.
Entre os textos, mais videos da carreira dele. Video? Cadê a peça? Ah, sim, ele volta à peça para falar sobre os personagens dele, o porquê de seu talento e segue de novo com mais um video retrospectiva de sua carreira. E no final, que tal fotos da familia dele?
Acho que uma peça é construida para o público, e não somente para o próprio ator/autor, estou errada?
Ele iniciou a peça avisando que não se tratava de comédia stand-up. E realmente não é uma comédia stand-up- é um besteirol narcisista. Mas tem público, claro. Aquele público que dá audiência para o Zorra Total.
Lamentável. Espero que ele siga bem com a carreira dele na TV, entre bicos aqui e ali, pois ele é um bom ator- mas no teatro somente tira a vaga de espetáculos de verdade.

Web Analytics