domingo, 8 de março de 2009

A "Justiça"- o caso de David Goldman parte III

E, finalmente, a noticia cai no New York Times. Então finalmente- e silenciosamente- a noticia se espalhas por mídias brasileiras, começando por uma revista alternativa que aparentou parcialidade no caso, e terminando com uma matéria em horário nobre na emissoria de maior influência no país.
O que me chama atenção agora não é quem está certo ou errado- arrisco até dizer que ambas partes estão com grandes argumentos- mas sim como o assunto vem sendo tratado pela mídia em geral. Enquanto desde Setembro do ano passado a imprensa americana vem divulgando a noticia, e a brasileira se calou, por um suposto silêncio imposto de fora para evitar conflitos. A Folha chegou até a divulgar uma matéria, mas usou nomes fictícios para os involvidos.
Como que uma história que envolve grandes nomes- Lins e Silva, uma das familias mais influentes do Rio- um americano e uma criança não cai imprensa com destaque?
Quem está realmente calando a imprensa brasileira?
É curioso que a revista Época, da editora Globo, tenha uma matéria de capa, com uma foto enorme do menino Sean, sendo que a familia Lins e Silva tenha aberto as portas do lar "com muita relutância". É curioso o fato de que, mesmo com tanto dinheiro, eles afirmam que Sean não sabe quase nada de inglês, e ainda tenham cedido uma foto do menino com uma réplica da taça da Copa do Mundo para ressaltar que não há nada de americano nele.
Qual será a imparcialidade da Globo hoje, na exibição da matéria no Fantástico?

O Observatório da Imprensa- que eu adoro e recomendo- trouxe uma matéria on-line a respeito dessa questão da mídia diante de uma grande matéria se calar.
Link aqui.
Web Analytics