segunda-feira, 16 de março de 2009

Twilight- Crepusculo

Eu me sinto na obrigação de abrir um post a respeito do último livro sobre vampiros que virou febre no mundo todo: Crepúsculo.
Ouvi muitissimo bem do livro, inclusive de amigos próximos que me conhecem e afirmaram que eu iria comprar. O trauma desse livro começou com um verdadeiro parto com a Saraiva, e o atendimento e a compra foram tão péssimos que acabei cancelando a compra (e recebendo meu dinheiro de volta só 3 meses depois) e comprei pelo Submarino.
Não é uma leitura dificil- em uma ou duas semanas terminei o livro nas minhas habituais leituras no metrô. O problema é que não consegui achar o que faz desse livro essa coisa doentia que as pessoas vivem depois de ler.
Primeiro: não há nada de novo. Me afirmaram que seria super diferente de qualquer coisa de vampiro que eu já tenha visto. Tudo bem que meu repertório vampiresco não é lá essas coisas-só Buffy e Entrevista com o Vampiro, talvez- mas o que torna o Crepúsculo algo além de diferente, atrativo? Um vampiro gostoso numa trama adolescente? Não me espantaria se Edward Cullen partisse coração de garotas de 11, 12 anos, mas nada além disso.
As descrição de Edward como a pessoa mais linda e perfeita no mundo atrai no começo, então fico na espera das atitudes e da personalidade dele....

... era isso?
Eu não acho o livro ruim, de verdade. Mas me parece mais um na prateleira. Não me arrancou lágrimas, suspiros, nem um simples sorriso. É morno e indolor. E quando um livro não me desperta nada, não tem jeito.
Ainda não vi o filme, mas verei com certeza. Agora a sequência de livros, só se eu perdesse a fé de que outros livros possam me emocionar. E eu duvido que isso aconteça.
Web Analytics